Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Arrependimento ?


 Véspera de Natal e eu sentada na varanda da casa da minha tia em Lorena SP-118 km 1 hora e 30 mais ou menos. Passei a pensar no tema arrependimento, porque esse tema logo agora véspera de Natal, festa, família, felicidade, diversão e porque arrependimento?
Bom até então também não sei o porquê está escrevendo este, nesta data? E por quê?
Porque arrependimento é algo que pode se bater em nossa consciência a qualquer momento, arrependimentos ruins são os que mais no reflete, isso se houver arrependimento bom!
Arrepender é um ato de esquecer o que fez, não fazendo novamente o ato inicial do arrependimento, dizer que nunca me arrependi estarei mentindo para mim mesma, porque já me arrependi de coisas que fiz, e as que não fiz, principalmente as que não fiz, Hoje me arrependo e como me arrependo ! Talvez você esteja pensando que seje em relação a namoro, sexo ou coisas derivadas a esse assunto do mundo JOVEM “curtir”, onde tudo é se torna festa.
Apesar de ser jovem para mim tudo é festa também, mas de forma diferente, não prejudicando a ninguém e principalmente a mim mesma porque Paulo diz “ Eu tudo posso , mas nem tudo me convém”, assim das palavras de Paulo faço as minhas, e assim vai de cada cabeça se entendeu essa frase bíblica ou não. Voltando para tema, hoje aprendi na retrospectiva da minha vida, pensando sozinha no caminho da casa da minha tia, no carro e ouvindo uma musica que toca no, mas profundo do meu coração quando a ouço; a musica é da Bruna Karla-Sou Humano.



E nesta retrospectiva analisei que estive em situações as quais não tive força suficiente para dizer NÃO! Apesar de ser coisas simples para mim  alcançou no fundo mais profundo da minha alma, uma delas é que nunca mais confiarei em ninguém, não esperarei o melhor de ninguém e não irei pela aparência de ninguém, pois as pessoas são mentirosas, más e tem duas identidades(duas caras).Da confiança observei que devemos somente  a Deus e ao país, porque nem mesmo pessoas de nossas família podemos confiar, isso em  tudo que possa imaginar, confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.
Hoje por mais que achamos que conhecemos alguém por mais tempo que estamos com ela não podemos confiar, pense você mesmo e análise se você pode dizer eu confio em Fulano, sicrano. Você se arrisca por a mão no fogo por essa pessoa??
Pois bem, eu não me arrisco por ninguém...


E esperar de alguém?  Já passei por isso e hoje vejo que não vale a pena lutar para que a pessoa seje melhor se a PROPRIA  não quer, muita das vezes você tira forças de onde não tem e luta pela conquista daquela pessoa querendo que ela demonstre o seu melhor, sua  transformação, dedicação e a pessoa não quer nada, a não ser pendurar na suas costas, Ta que Deus é a única pessoas que transforma vidas de verdade, isso se a pessoa dê lugar, porque Ele não entra na vida de ninguém se não darmos lugar a Ele.Então aprenda, Não espere de ninguém vá e faça o seu melhor e deixe a pessoas criar vergonha  na cara, isso se criar né?


E dizer ir pela aparência? Há se aparência fosse tudo, não haveria casamentos destruídos, falsidade entre família, amigos e o pior de tudo aquele que come quietinho “Tal do mineiro”, não estou dizendo que mineiro faz isso, esse é um ditado popular muito usado para pessoas que aparenta ser quietinhas.
Uma experiência  foi quando conheci um a rapaz, nem citarei detalhes para difama ninguém , mas esta pessoas muito bela, mas velha pouca coisa, trabalhadeira e curtia a vida de um modo que parecia decente até então era o que mostrava ser, mas tive a infelicidade de conhece-lo digo infelicidade porque me deixou realmente muito triste e se todas as situações tristes pudessem ser apagadas sem cicatrizes essa seria a primeira que pagaria, e apagaria até a existência dele em minha vida.Curioso para saber o que aconteceu? Lá vamos nós...
Essa pessoa não me respeito quando estava com ela, não respeito lugar, meu consentimento, não respeito nada e me disse coisas que fiquei de boca aberta, isso não citarei aqui, apenas uma que foi onde realmente parece que furou meu coração de um lado ao outro, em uma de suas ações eu perguntei você faria isso se fosse sua namorada? Ele simplesmente frio, sem olhar em meus olhos apenas segurando em minha mão disse, se fosse minha namorada não, nunca! Aquilo foi um choque! Se perguntando o que fiz? Eu apenas calei, chorei por dentro e minuto depois fui embora, cada um para seu canto, ele pegou o ônibus e eu o outro.
Arrependi-me? Não imagina! Hahaha, isso foi apenas fato e teimosia, minha mãe sempre dizia para não envolver com ele, também levei na cara, aprendi e hoje estou de pé graças a Deus, porque não vale a pena, mais esse foi um dos fatos pior que aconteceu comigo. Fui pela aparência, achei que era o que não era, mas o bom de tudo isso que não o vejo mais e muito menos quero ver, foi a primeira vez e ultima também que estive com tal.
Agora pare e pense você mesmo, e analise tudo que escrevi até aqui e faça sua retrospectiva também, porque aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer um, não isso exatamente mais qualquer situação que leva ao arrependimento.


Quem nunca se arrependeu??
Mente quem diz “Nunca me arrependi das coisas que fiz, mais sim das que não fiz”, se você já disse isso automaticamente você se arrependeu, pois deixou de fazer algo certo? Então...  um dia se arrependeu  nesta vida seja arrependimento pequeno, grande, insignificante ou importante, não importa de fato se arrependeu... rs


Voltando ao assunto estava pensando como estamos de passagem a este mundo, onde somos nada de nada, hoje Natal, Família reunida, alegria e amor e a união que pra muita famílias só existem nesta época do ano, e por isso neste momento passou pela minha cabeça ARREPENDIMENTO.
O que é esse palavrão?
Em minhas palavras é “chorar pelo leite derramado”, ditado popular; É o mesmo que chorar pela segunda vez por lembrar do passado, quando nos arrependemos sentimos novamente, lamentamos dentro de nós aquela magoa, aflição que consegue arrancar Á lagrima, é se envergonhar de algo que fizemos arrancando do fundo mais profundo do fundo da alma, é olhar para traz e dizer eu não acredito, eu não fui capaz, eu não consegui, não tive forças, coragem, não acreditei em mim mesma, com todas palavras eu fui inútil mais no google ela se descreve.
AREPENDIMENTO NO GOOGLE
Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.



E para você o que é arrependimento?
Pare, pense e reflita, porque você é capaz de usar suas palavras para definir arrependimento; antes que a situação te faça arrepender pelo dia de hoje e por muito mais que a vida lhe apresentará, por isso em tudo que fizer peça discernimento á Deus.Em  Salmos 37.5 diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”; e no Salmos 40.1 “ Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”;A bíblia como nosso guia , nos ajuda a caminhar e direcionar a não fazermos coisas vãs por isso pense antes de agir.

"Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento";


 Escrito: Lorena- São Paulo 25/12/2010 - 23h 01.

Panmela Pacheco 

2 comentários:

  1. De fato o texto é muito marcante, muito tocante ... Não tenho nem palavras pra descrever o que gostaria de te dizer agora.

    ResponderExcluir